Com a realização da 30ª edição da Mercopar, a Transresind traz a abordagem dos resíduos gerados pelas indústrias metalúrgicas. O ramo metal mecânico engloba os mais diversos tipos de materiais de descarte, sejam eles sólidos ou líquidos e, geralmente, na categoria perigosos.
Nos dias 05 a 07 de outubro, a Transresind participou da Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que atingiu indústrias nacionais e internacionais, com um grande número de empresas metalúrgicas. Foi uma excelente oportunidade para os resíduos desse ramo receberem uma atenção especial.
O que fazem as indústrias metalúrgicas?
As indústrias metal mecânicas são, resumidamente, responsável por transformar metais em produtos, que por sua vez, servem de matéria-prima para a produção de outros itens, fazendo parte das chamadas indústrias de base. Logo, inúmeras matérias-primas dependem da produção das indústrias metalúrgicas como: ferroligas, ferro-gusa, metais não ferrosos, tubos, siderurgia e fundição.
+ Aproveite e leia: Efluentes das indústrias galvânicas
O que são os resíduos gerados pelas metalúrgicas?
Assim como todas as indústrias que lidam como processos de produção, as metalúrgicas também geram resíduos importantes e que demandam muita atenção. A principal preocupação nesse caso, é a não contaminação do solo e água, por estaremos falando de resíduos altamente perigosos e que provocam ônus irreversíveis ao meio ambiente e ao ser humano.
As preocupações principais com essas indústrias estão no volume e na grande diversidade dos seus resíduos, sejam eles sólidos ou líquidos (de Classe I, considerados perigosos) em proporções muito significativas. Entre eles estão:
– Resíduos contaminados (embalagens de produtos químicos – desengraxantes, fosfatos e tinta)
– Resíduos sem contaminação (papel, papelão, plásticos, madeira)
– Efluentes líquidos
– Resíduos de tecidos, borrachas, espumas, fibras
A adequada destinação dos materiais de descarte é de responsabilidade das empresas geradoras, sendo que empresas como a Transresind, surgem nesse processo a fim de profissionalizar, auxiliar e conduzir da forma correta o gerenciamento desses materiais, garantindo a sua coleta e transporte de forma segura e correta.
É observado cada vez mais um comprometimento ambiental por meio das empresas, que vai além de marketing e de leis. Essa é a realidade que a Transresind espera trabalhar em tempos próximos, com o engajamento e responsabilidade das empresas, na geração e tratamento corretos e seguros dos seus resíduos, elevando o patamar das empresas amigas do meio ambiente para uma cultura inserida naturalmente em seus processos.
Nos acompanhe também no Instagram, clique aqui!
Deixe um comentário