O QUE SÃO EFLUENTES E QUAIS OS RISCOS QUE ELES REPRESENTAM PARA O MEIO AMBIENTE

O QUE SÃO EFLUENTES E QUAIS OS RISCOS QUE ELES REPRESENTAM PARA O MEIO AMBIENTE

março 20, 2023 3 Comentários
A Transresind Gestão de Resíduos abordará, nesse conteúdo, sobre os efluentes e a forma de condução e gerenciamento, para que a sua empresa esteja operando dentro das normas legais de coleta, transporte e destinação desse resíduo.

 

 Você sabia que todas as empresas geram efluentes? Independentemente do tipo de produto, cada empresa gera diferentes tipos de resíduos e, consequentemente, efluentes. Mas você sabe exatamente do que se trata esse resíduo? Quais os seus tipos e, principalmente quais os riscos que esses resíduos causam no meio ambientes se descartados de forma incorreta? Se você ficou em dúvida sobre algum desses pontos, confira o conteúdo que a Transresind achou interessante abordar.

O QUE SÃO EFLUENTES E QUAIS OS RISCOS QUE ELES REPRESENTAM PARA O MEIO AMBIENTE

O QUE SÃO EFLUENTES E QUAIS OS RISCOS QUE ELES REPRESENTAM
PARA O MEIO AMBIENTE

O que são Efluentes

Para entendermos o princípio desse poluente, temos que partir do conceito então, de acordo com a norma brasileira da ABNT – NBR 9800/1987, os efluentes industriais são:

“despejos líquidos provenientes das áreas de processamento industrial, isso inclui os que tem origem nos processos de produção, as águas de lavagem de operação de limpeza e outras fontes, que apresentem poluição por produtos utilizados ou produzidos no estabelecimento industrial”.

Os efluentes ao serem despejados no meio ambiente causam a alteração de qualidade nos corpos receptores e consequentemente a sua poluição (degradação). Ao longo da história da humanidade, o desenvolvimento urbano e industrial prevaleceu em torno dos rios devido a disponibilidade de água para abastecimento e a possibilidade de utilizar o rio como auxílio no descarte dos efluentes. Logo, a poluição hídrica devido a má gestão dos efluentes é algo recorrente.” (Fonte: Wikipédia)

Aproveite e leia: A Transresind participa da Fiema Brasil

Tipos de Efluentes Industriais

 

Vamos citar os mais comuns, sendo eles:

  • Água de lavagem: toda a água utilizada em lavagem de chão de indústria, equipamentos e maquinário precisam de um tratamento para descarte
  • Efluente oleoso: principalmente proveniente de indústrias automobilísticas, que descartam combustíveis, lubrificantes e graxa e da indústria alimentícia.
  • Efluente com grande carga orgânica: trata-se de um efluente de grande fator de contaminação e, se não tratado, pode causar grandes danos ao meio ambiente e a saúde humana. Gerado principalmente em indústria de papel e celulose e no setor agroindustrial.
  • Efluente com metais pesados: encontrado em forma líquida ou gasosa, principalmente gerados em indústrias galvânicas e metalúrgicas. Entre os metais pesados estão: chumbo, mercúrio, cobalto, níquel e cádmio.
  • Efluentes com contaminantes emergentes: resíduo gerada em indústria e hospitais, que se caracterizam por pesticidas, fármacos e hormônios.

 

Os efluentes são inúmeros e a sua característica muda de acordo com a variação da sua produção por isso, as empresas devem contatar gerenciadores de resíduos, que irão gerir os tipos de efluentes produzidos, fazendo o planejamento correto do seu destino.

Todos os efluentes gerados nas indústria devem ser tratados, minimizando os riscos de contaminação interna e do meio ambiente e, inclusive, trazendo economias e sustentabilidade.

A  Transresind auxilia a sua empresa na gestão dos resíduos, construindo uma rotina sustentável e dentro de todas as normal legais estabelecidas para a coleta, transporte e destinação correta dos efluentes e materiais de descarte.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando.

Nos siga nas Redes Sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

    3 Comentários

Deixe um comentário