Entenda sobre logística reversa e resíduos sólidos. Descomplique AGORA!

fevereiro 3, 2020 Nenhum comentário

Já faz um tempo que a geração de lixo é um problema, principalmente quando este é descartado de maneira incorreta. Aí, o problema torna-se muito maior.

O descarte incorreto do lixo pode causar diversos danos às pessoas e ao meio ambiente. Dentre alguns podemos destacar a emissão de gases poluentes e a proliferação de doenças nocivas à saúde humana.

Para tentar minimizar estes danos foi criada a Lei 12.305/10 também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Vamos saber um pouco mais sobre ela? Continue a leitura:

O que é a política nacional de resíduos sólidos e logística reversa?

A Lei 12.305/10 também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) surgiu com o intuito de criar um sistema rigoroso diante da destinação final dos resíduos.

Desta maneira, tanto a indústria, quanto a população são responsáveis, em diferentes níveis, do gerenciamento e descarte correto desses resíduos.

Sabemos que nem todo lixo é realmente lixo e com um descarte correto é possível fazer a reintegração do resíduo através da reciclagem, por exemplo.

Portanto, este programa visa criar um debate acerca da sustentabilidade e responsabilidade, conscientizando empresas e pessoas a mudarem a forma que os resíduos são descartados.

Benefícios

Os benefícios do descarte correto de resíduos são inúmeros, tanto para as empresas, quanto para população e planeta como um todo.

O mercado do consumidor mudou muito e é fato que as pessoas estão cada vez mais atentas às práticas adotadas pelas marcas que elas consomem.

O descarte correto, visando um final ambientalmente adequado para o resíduo não só conta como ponto positivo diante do consumidor quanto aumenta o valor da empresa por demonstrar preocupação com políticas as ambientais e legislação.

Além disso, a aplicação da logística reversa pode ser enxergada como um diferencial competitivo entre as empresas, diferenciando, na prática, as que se preocupam com as que não se importam.

Junto aos benefícios já citados podemos destacar:

Lucro com a reutilização de produtos usados

Os produtos que vão para a reciclagem podem significar lucro para as empresas que fazem o processo corretamente.

Isso se dá principalmente porque a mão de obra e o gasto para reciclar um item costumam ser menores que comprar novos itens.

Redução de custos

A logística reversa permite que a empresa reduza os custos com reaproveitamento de resíduos sólidos e isso impacta diretamente no caixa.

Além disso, com a redução de custos é possível vender produtos com valores mais acessíveis, gerando um aumento das vendas.

Marca bem apresentada

Já parou pra pensar que grandes empresas estão sempre envolvidas em práticas sustentáveis? Isso não é por acaso.

A maioria das grandes empresas sabe o impacto positivo que causa à seus consumidores quando se coloca como uma marca preocupada com as questões ambientais.

Adotar boas práticas e reduzir os impactos negativos ao planeta e meio ambiente tornam a empresa bem vista aos olhos do consumidor, influenciando diretamente na procura e nas vendas.

Viu só como a logística reversa é importante? Se você ficou interessado em saber mais sobre isso, conheça o trabalho da Transresind e fale com um de nossos consultores para saber o que você pode fazer para gerar menos impacto ambiental ao planeta.

Deixe um comentário