Muitas empresas já se preocupam com a reciclagem de tecido e retalhos de sobras de peças que serão comercializadas.
A responsabilidade com o meio ambiente e com a geração de resíduos, está cada vez mais em pauta e se torna uma grande preocupação das empresas. A indústria têxtil é a segunda maior poluente do mundo e é de responsabilidade dos seus geradores cumprirem os processos de coleta e destinação correta dos resíduos.
Quem consome também deve estar atento a essa cadeia produtiva, buscando consumir marcas e empresas que procuram gerar menos impacto ao meio ambiente. Hoje é mais comum identificarmos no mundo da moda, marcas sustentáveis e que nos ajudam a refletir sobre os nossos hábitos de compra.
A chamada moda sustentável se diferencia das demais, se comprometendo com o processo de produção do tecido, que utilizem métodos que minimizem o impacto ambiental.
No Brasil, a indústria da moda gera 175 mil toneladas de resíduos têxteis anualmente, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit)
+ Leia também no nosso Blog: Processos etapas do gerenciamento de resíduos industriais
É importante ter em mente, que quando é descartado um retalho de tecido, não se está eliminando somente a matéria prima final, e sim água, energia e produtos químicos que foram utilizados em todo o seu processo de fabricação. Para a solução e dar sequência para o ciclo desse produto que necessita descarte, o processo correto é a contratação de empresas especializadas como a Transresind, que fará a análise do resíduo, o transporte e destinação de acordo com a avaliação.
Gostaria de conhecer a sua empresa !