VINÍCOLAS PRODUZEM RESÍDUOS IMPORTANTES

outubro 15, 2020 Nenhum comentário

Os Setores Vinícolas, que são importantíssimo para a região onde fica sediada a Transresind, devem destinar corretamente o seu resíduo

Por se tratar de uma das atividades econômicas mais importantes do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, a Vitivinicultura é um setor que demanda uma grande atenção quando se trata dos resíduos gerados por ela.

O bagaço pode ser comercializado pelas vinícolas com a sua destinação correta

O bagaço pode ser comercializado pelas vinícolas com a sua destinação correta

As vinícolas, no processamento da uva, geram resíduos que devem ter a destinação correta, levando em consideração a sustentabilidade e problemas ambientais que podem ser acarretados por eles.

De acordo com o Professor-Doutor do departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá-PR, (UEM), Clóves Cabreira Jobim, “o bagaço representa de 12% a 15% em peso da matéria-prima inicial” e, por se tratar de um produto perecível, deve ser retirado imediatamente após ser processado.

+ Leia também sobre: Armazenamento temporário de resíduos

Além do bagaço, grainhas, borra e entre outros resíduos gerados a partir do processo produtivo da uva, pode-se incluir o descarte de produtos nas limpezas e desinfecção de materiais e solo. Cita-se possíveis resíduos que podem ser encontrados em indústrias vinícolas: vidro, papel, plástico, madeira, metal, maquinário, resíduo doméstico, óleos e graxas, lâmpadas, esgoto e águas residuárias (dados do 2º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade).

As Vinícolas produzem uma quantidade expressiva de resíduos

As Vinícolas produzem uma quantidade expressiva de resíduos

A Transresind conta com o serviço de transporte destes resíduos produzidos pelas vinícolas, com destinação correta e licenças essenciais.

+ Aproveite e leia: A ética e responsabilidade da Transresind demonstradas através das Certificações e Licenças

Dessa forma, o empresário do setor deve ter a noção e conscientização da produção do seu resíduo, assim como da obrigatoriedade do transporte e da destinação adequada. Essas medidas visam diminuir agressões e possíveis contaminações ao meio ambiente.

+ Nos siga no Instagram e acompanhe mais sobre a Transresind. Clique aqui!

 

Deixe um comentário