A ética e responsabilidade da Transresind demonstradas através das certificações e licenças

agosto 13, 2020 2 Comentários

Verificar as certificações da empresa de transporte de resíduos que vai contratar, garante a credibilidade do serviço.

Ao contratar uma empresa de transportes de cargas especiais, como resíduos líquidos e sólidos, demanda além da qualificação da prestadora, que ela tenha as certificações necessárias e obrigatórias para realizar o serviço.

Em virtude disso, a Transresind, opera com as devidas licenças sempre atualizadas e renovadas, que irão garantir a segurança da sua carga e a certeza de um serviço profissional.

Primeiro de tudo, para que servem as certificações?

Elas comprovam a qualificação da empresa, garantindo que elas atendem a todos os requisitos de segurança, de profissionais e infraestrutura necessárias, além da empresa estar registrada oficialmente nos órgãos competentes, permitindo o transporte de cargas especiais.

Os Caminhões da Transresind são certificados e licenciados

Quais os certificados para o transporte de resíduos?

 

  • FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental – trata-se do licenciamento ambiental do transporte terrestre de produtos e resíduos perigosos no âmbito do estado do Rio Grande do Sul. Veiculado a FEPAM, está a licença de Armazenamento Temporário de Resíduos, sendo a Transresind uma das poucas empresas do setor a dispor desta licença, seguindo as normas de segurança e obedecendo ao correto armazenamento e posterior destino final de resíduos.
  • IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos dos Recursos Naturais Renováveis – o órgão fornece o licenciamento garantindo a preservação e uso dos recursos ambientais, bem como controle de ativos poluentes.
  • FROTA COM LAUDO TÉCNICO OPACÍMETRO – trata-se de um laudo criterioso que verifica e controla a emissão de gases de veículos movidos a óleo diesel, que visa o aperfeiçoamento contínuo das políticas públicas de controle da poluição do ar por veículos automotores.
  • MOTORISTAS COM CURSO MOPP – Esse aperfeiçoamento habilita motoristas para conduzir veículos com produtos perigosos (líquidos, gases e sólidos inflamáveis), MOPP é a sigla para Movimentação Operacional de Produtos Perigosos, e garante ao motorista a qualificação para manipular e transportar as cargas corretamente, reduzindo os riscos de acidentes.
  • IMETRO CIPP – A fiscalização do transporte rodoviário de produtos perigosos, em todo o país, é feita pelo Inmetro através dos órgãos integrantes da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade que atuam em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal na fiscalização do transporte dessas cargas. Esse registro garante que o veículo transportador e o equipamento, no qual a carga está acondicionada, atendem aos regulamentos técnicos exigidos para a finalidade.
  • IMETRO CIV – É um documento de nível obrigatório, é por meio dele que é comprovado o bom funcionamento do veículo e a preservação da saúde do meio-ambiente e da população no geral, e engloba a inspeção mecânica está diretamente ligado aos freios, suspensão, direção e gases poluentes.
  • ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – Esse documento garante à transportadora a permissão para exercer a atividade de transporte terrestre, dentro do território nacional.

 

+ Leia também: A importância da compostagem para o meio ambiente

Além dessas certificações, cada empresa realiza a solicitação de licenças ambientais municipais, também, as certificações podem variar de acordo com a área de abrangência, tipos de transporte e porte da transportadora.

Agora que você já sabe quais as certificações obrigatórias para uma empresa de resíduos e a importância delas, fique atendo para contratar serviços que garantam toda a preocupação com sua empresa e sua carga.

Fique sabendo que, uma vez que, caso a empresa contratada não esteja de acordo e com as certificações essenciais, tanto a contratada quanto a contratante, arcam com os ônus de multas e notificações.

Saiba que a Transresind é uma empresa ética e responsável para cuidar do seu resíduo, sendo cadastrada e registrada pelos órgãos de controle ambiental, estando sempre atualizada nas normas vigentes, com de acordo com as licenças e certificações.

    2 Comentários

Deixe um comentário