Um dos principais segmentos industriais que segue aquecido é a Indústria Moveleira. Este aquecimento está sendo movido pela alta demanda de pedidos originados de clientes que devido ao atual momento pandêmico estão em home office e buscam por mais conforto dentro do lar.
Com o crescimento desse setor cresce também um alerta para a geração de resíduos desse segmento. As fábricas de móveis, marcenarias e serrarias geram diversos resíduos e que precisam, além de uma atenção na hora da destinação correta, também e tão importante quanto, no momento do transporte.
Aproveite e leia: O que é Manifesto de Transporte de Resíduos
Quais os principais resíduos da Indústria Moveleira
Os principais resíduos gerados pela Indústria Moveleira são constituídos na sua maior proporção por:
- Pó de lixa
- Serragem
- Retalhos e sobras de madeira
- Solventes
- Água da cabine de pintura (o famoso efluente industrial)
Segundo a NBR 10004 (ABNT, 2004) tais resíduos têm como algumas características específicas a combustibilidade e a biodegradabilidade. Sendo assim, quando estes estiverem estocados de maneira inadequada, próximos às instalações ou aglomerações urbanas, podem ter a propriedade de alta combustibilidade acentuada.
Além dos resíduos sólidos, os resíduos líquidos pelas indústrias moveleiras, também preocupam. Os impactos gerados por esse tipo de resíduo demandam muito tempo para serem superados, uma vez que, quando disposto indevidamente contaminam o solo, subsolo e os cursos de água.
O transporte como etapa mais importante
E é por isso que com a Transresind, tanto o seu resíduo sólido como o seu resíduo líquido são transportados em conformidade com as etapas e normas vigentes, sendo transportados com extremo cuidado e responsabilidade. A frota da Transresind possui todas as licenças que garantem total segurança no serviço contratado.
Deixe um comentário