Energias renováveis. Saiba mais sobre as fontes de energia naturais do nosso planeta.

fevereiro 3, 2020 4 Comentários

Com pesquisas e investimento em tecnologia o segmento de energia renovável tem crescido cada vez mais.

No Brasil, por exemplo, a matriz energética é em sua maioria renovável, já que a maior produção de energia elétrica se dá por meio das hidrelétricas.

Com menos impacto ambiental, devido às emissões de CO2, as fontes de energia renováveis surgem como uma alternativa sustentável para gerar combustível sem tantos danos ao planeta.

Mas você sabe quais são essas fontes? Continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre o assunto:

O que são as fontes de energia renováveis?

Ela pode surgir com diversos nomes: energia alternativa, energia limpa, mas é popularmente conhecida como energia renovável.

A energia renovável é aquela onde a energia é obtida por meio de fontes renováveis, ou seja, que não geram impactos negativos no meio ambiente.

Este tipo de fonte de energia é abastecido por fontes de energia inesgotáveis, provenientes da natureza, como a energia do sol, dos ventos, da água, das marés, de materiais orgânicos e do calor da Terra.

O uso desse tipo de energia é mais limpo e eficiente na redução de emissões de CO2, nocivo para o planeta.

Hoje, grande parte da fonte de energia mundial vem do carvão, que é altamente poluente.

Principais tipos de energia renovável

Os tipos de energia renováveis são inúmeros: energia solar, eólica, hídrica, biomassa e energia das ondas e marés.

Alguma delas já vem sendo usadas ao redor do mundo e são muito eficientes pois permitem a produção de energia elétrica sem prejudicar o meio ambiente.

Conheça os três principais tipos de energia renovável:

Energia hídrica

Fonte muito conhecida e utilizada há um bom tempo no Brasil, a energia hidráulica, através das hidrelétricas, tem a capacidade de girar as turbinas, aumentando a força da água e produzindo energia elétrica.

A China hoje é o maior país produtor de energia elétrica através das hidrelétricas, o Brasil está em segundo.

E embora seja uma fonte de energia renovável, hidrelétricas maiores ainda causam grandes impactos no meio ambiente. A alternativa seria investir em pequenas centrais hidrelétricas, que geram menor impacto.

Energia Eólica

A energia eólica é a energia produzida através das massas de ar em movimento, ou seja, através de moinhos e cata-ventos, a energia do vento é convertida em energia mecânica.

O Brasil possui grande potencial para produzir este tipo de energia, embora seu uso ainda seja pequeno.

A baixa emissão de CO2 torna a energia eólica uma alternativa para países que não desejam depender somente da energia hídrica.

Energia Geotérmica

Ainda pouco conhecida, a energia geotérmica é a energia térmica do interior da Terra.

Ela pode ser usada diretamente, utilizando o calor gerado pelo solo ou indiretamente, quando o calor é enviado para uma indústria que o transforma em energia elétrica.

Porém, este tipo de geração de energia é indicado apenas em regiões com potencial geológico, principalmente regiões próximas a vulcões.

Viu como é possível gerar energia com menos danos ao meio ambiente? Para ler sobre esse e outros assuntos não deixe de acompanhar o blog da Transresind.

    4 Comentários

  1. udawofuk 19/10/2020 at 13:40 Responder

    http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/ – Amoxicillin Without Prescription Buy Amoxil Online xxg.xcng.transresind.com.br.opk.xu http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

  2. ifetuvezafel 21/10/2020 at 12:16 Responder

    http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/ – Amoxicillin Without Prescription Amoxicillin 500 Mg cqg.wzvv.transresind.com.br.esv.yp http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

  3. mayinipouv 21/10/2020 at 12:25 Responder

Deixe um comentário