A safra da uva, momento importante para a região sul do País se aproxima e, a Transresind facilita a rotina da destinação de resíduos para as vinícolas
O Rio Grande do Sul produz a maior parte dos vinhos do Brasil, título esse que carrega com ele a grande geração de resíduos gerados, que envolve principalmente o bagaço, que representa de 12 a 15% do peso da matéria-prima inicial e, precisa ser retirado imediatamente da vinícola, após ser processado. Essa condição de imediatismo se dá pelo fato do bagaço ser um produto perecível.
QUAIS SÃO OS RESÍDUOS VINÍCOLAS
Além do bagaço, engaço, grainhas, borra, efluentes, lodo, terra filtrante, entre outros resíduos gerados a partir do processo produtivo da uva, pode-se incluir o descarte de produtos nas limpezas e desinfecção de materiais e solo. Cita-se possíveis resíduos que podem ser encontrados em indústrias vinícolas: vidro, papel, plástico, madeira, metal, maquinário, resíduo doméstico, óleos e graxas, lâmpadas, esgoto e águas residuárias (dados do 2º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade).
+ Leia também: O que é ser sustentável no Setor Vinícolas?
A TRANSRESIND
A Transresind conta com o serviço de gerenciamento completo dos resíduos produzidos pelas vinícolas, coleta, transporte e destinação correta, veículos licenciados e uma equipe altamente profissional.
Programe-se para essa safra da uva e já entre em contato conosco. Estamos à disposição através dos nossos canais e com a melhor equipe e estrutura para o gerenciamento do seu resíduo vinícola.
Nos siga nas Redes Sociais: