As empresas do setor alimentício representam um dos percentual mais significativos na economia do nosso país, gerando milhões de empregos, porém o que é inevitável nesse ramo é a produção de resíduos. Nesse conteúdo, a Transresind vai abordar as principais soluções para os processos de coleta, transporte e destinação correta e que cause menores impactos ao meio ambiente.
Os principais resíduos gerados pelas empresas alimentícias são os resíduos sólidos e efluentes industriais, sendo que, para cada um deles, o tratamento será diferente e específico. Para o gerenciamento desses materiais, reforça-se a necessidade do envolvimento de profissionais especializados para as conduções, que envolvem além do processo interno, a coleta, transporte e destinação final correta.
As medidas planejadas para o tratamento correto dos resíduos, resultam em empresas com a consciência da importância da gestão de seus recursos naturais, a observar a lei de prioridade instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Lei 12305/2010: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
Tipos de Resíduos do Setor Alimentício
Resíduos Sólidos (orgânicos e recicláveis)– no setor alimentício, os resíduos sólidos são caracterizados por restos de alimentos gerados no processo da produção industrial, alimentos vencidos, entre outros. A compostagem é o processo de destinação mais indicado para esse resíduo, uma vez que as empresas devem evitar ao máximo lixões ou aterros.
Efluentes Industriais (biológicos e químicos) – resíduos líquidos resultado do processo produtivo dos alimentos, sendo os abatedouros, matadouros e frigoríficos as principais indústrias geradoras desse resíduo. Sendo que, a não destinação correta, pode acarretar em, além de multas, na proliferação de bichos e doenças. Esses resíduos são tratados de acordo com a sua concentração de matéria orgânica.
+ Leia também: O que é Política Nacional de Resíduos Sólidos?
Classificação dos Resíduos do Setor Alimentício
De acordo com a classificação na NBR 10004:
- águas residuais originadas no processo de lavagem de máquinas e equipamentos;
- bagaços, cascas de frutas e legumes provenientes do processamento de alimentos;
- efluentes pós tratamento físico-químico;
- efluentes industriais biodegradáveis e efluentes sanitários;
- líquidos resultantes de limpeza de caixa de gordura industrial e refeitórios;
- lodos sólidos/líquidos de ETE biológicas, inclusive sanitários;
- produtos alimentícios vencidos ou fora de especificação;
- restos de alimentos de restaurantes, supermercados, ceasas, entre outros;
Algumas empresas contam com estrutura interna para o tratamento de resíduos porém, a grande maioria não demanda espaço ou para ter a garantia dos processos adequados, faz a contratação de empresas especializadas no transporte de resíduos industriais.
A Transresind realiza a coleta e transporte dos resíduos industriais, de forma técnica e monitorada, através de veículos licenciados e profissionais especializados para garantir a segurança até a destinação final da carga. Solicite uma visita técnica, a Transresind tem a solução ideal para a sua necessidade.
Fontes: Anvisa, PNRS, NBR
Nos siga no Instagram. Clique aqui!