A importância da compostagem para o Meio Ambiente

julho 20, 2020 1 comentário

Método é uma opção sustentável para o destino do seu lixo.

Nós somos a favor do Meio Ambiente e é por isso que a compostagem está entre as diversas soluções que a Transresind oferece aos seus clientes. A compostagem é uma opção muito sustentável para o destino final do lixo produzido. A técnica, que ganha cada vez mais adeptos, consiste na transformação de restos orgânicos (sobras de alimentos – como massas, chocolates, verduras – resíduos vinícolas, bagaços de frutas….) em adubo. É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico. Estima-se que mais de 60% de todo o lixo gerado no Brasil seja orgânico.

A compostagem, embora tenha ganhado fama nos últimos anos, é um sistema bem antigo. Na China ela é utilizada há séculos, assim como na Europa. No entanto, o método só ficou conhecido no Ocidente por conta das experiências do botânico inglês Albert Howard, o pai da agricultura. Nos anos de 1920, ele realizou a técnica utilizando apenas resíduos de uma só natureza, mas chegou à conclusão de que era necessário usar outros tipos.

Nos dias de hoje, a compostagem aparece como uma ótima solução para reduzir o volume de resíduos que são encaminhados para os aterros e geram mau cheiro, além de liberar gás metano (23 vezes mais destrutivo que o gás carbônico) e chorume (líquido que contamina o solo e as águas).

A Transresind trabalha com caçambas para recolhimento e armazenamento de lixo orgânico.

Os benefícios da compostagem

Ao realizar a compostagem se evitam diversos problemas, como o mau cheiro, o acúmulo de lixo nas ruas. Veja no que ela ajuda na vida urbana:

– Diminuição do mau cheiro nas ruas e lixeiras;

– Prevenção na proliferação de animais vetores de doenças, como ratos, baratas e moscas;

– Aumento na vida útil dos aterros sanitários;

– Produção de adubos orgânicos ricos em nutrientes;

– Preservação do Meio Ambiente e geração de renda;

– Contribuição nas mudanças climáticas, já que o processo de decomposição, em que ocorre somente a formação de dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), água (H2O) e biomassa (húmus), permite que não ocorra a formação de gás metano (CH4).

 

Agora que você já sabe o que é a compostagem e suas técnicas, fale com a Transresind e veja nossas opções de serviços, os quais são feitos de forma ágil, qualificada e segura.

    1 comentário

Deixe um comentário