A Transresind computou o gerenciamento de 1.190m³/mês de resíduos sólidos industriais, no ano de 2021.
Cada brasileiro gera, em média, quase 1 quilo de lixo por dia, o que juntando todo o país, são 80 milhões de toneladas de resíduos produzidos a cada ano.
Mas o dado que mais assunta, por incrível que pareça, nem é esse. O mais preocupante é que dessa quantidade absurda de lixo produzido, apena 2% é reciclado.
METAS DO PNRS
As metas do Plano Nacional dos Resíduos Sólidos é reciclar 14% de todo o lixo produzido no país até 2024 e chegar aos 50% em 2040. Para se ter uma ideia, a campeã de reciclagem no mundo é a Alemanha, com mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos reciclados. Em seguida vem Coréia do Sul (59%), Áustria (58%), Eslovênia (58%) e Bélgica (55%).
Importante destacar que o Plano não trata apenas da reciclagem, mas é amplo e inclui metas de compostagem, biodigestão e recuperação energética dos resíduos sólidos, além de reforçar a importância do encerramento de lixões até 2024.
No Brasil, em média, 60% do resíduo coletado vão parar em aterros sanitários e os outros 40% vão para lixões.
SOLUÇÕES NAS EMPRESAS ESPECIALIZADAS
O fato é que movimentos importantes devem ser feitos urgentemente e que muitas empresas, grandes responsáveis pela geração de resíduos, já estão adotando a cultura da coleta e destinação correta dos seus materiais.
No ano de 2021 a Transresind teve uma média de coleta de 665m³/mês de resíduos líquidos e 1.190m³/mês de resíduos sólidos. Estamos falando de dados industriais, de empresas que já se preocupam com a destinação dos seus materiais, assim como em estarem inseridas nos percentuais de empresas sustentáveis e que buscam soluções em empresas como a Transresind, uma empresa transparente, que atua juntamente com o seu cliente a fim de garantir a segurança total da coleta, transporte e destinação dos materiais.
A Transresind Gestão de Resíduos presa pela manutenção dos veículos, atualização das licenças e boas práticas dos processos, garantindo que os resíduos sejam transportados de forma adequada e, principalmente não interfiram no meio ambiente.
Fontes: Agência Brasil / Recicla Sampa / Agência Senado
Nos siga nas Redes Sociais:
Deixe um comentário