Com o aumento do número de cervejarias artesanais, junto é levantada a preocupação com a geração e destinação dos seus resíduos.
Todas as empresas, ao surgirem no mercado, deveriam dar a mesma atenção que dão para as áreas de faturamento, qualidade e logística, para a área ambiental, sendo esta, parte fundamental no processo de crescimento e posicionamento da empresa junto ao seu nicho e ao seu público.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, o setor de cervejarias está entre os mais importantes na economia brasileira, movimentando uma extensa cadeia produtiva e sendo responsável por um faturamento de 107 bilhões no ano de 2017.
Dentro deste setor, um ramo que está ganhando bastante destaque e crescimento nos últimos anos é o das cervejarias artesanais, que começaram a crescer de forma mais significativa a partir de 2010, sendo que em 2020, a presença de cervejarias no Brasil registrou um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior, menor do que o estimado como menos otimista de 19,6%, em virtude da pandemia (dados do Anuário da Cerveja 2020 – publicado abril/2021 – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
“A expansão do mercado cervejeiro no Brasil vem crescendo nos últimos dez anos, e essa tendência se manteve em 2020 mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia”, diz o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Carlos Vitor Müller.
Acesse aqui o Link do Anuário da Cerveja 2020 – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Com o crescimento das Cervejarias Artesanais, a geração de seus resíduos demanda uma atenção especial
Dentre os resíduos gerados pelas cervejarias artesanais, são destacados os Resíduos úmidos de cervejarias (RUC) que são identificados como:
- Bagaço de malte
- Borra de cervejaria
- Trub (micropartículas que se formam em processos diferentes da produção de cerveja)
- Levedura
A grande preocupação neste meio é que esses resíduos chegam a representar 85% do total de subprodutos gerados, sendo considerado o mais importante do processo de fabricação da cerveja, possuindo um elevado potencial para ser destinado para Compostagem.
A compostagem é uma opção para os resíduos gerados pelas cervejarias
A compostagem é uma opção muito sustentável para o destino do resíduo produzido. A técnica, que ganha cada vez mais adeptos, consiste na transformação de restos orgânicos, como sobras de alimentos e resíduos vinícolas, em adubo. É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.
+ Aproveite e leia: Entenda a compostagem
A Transresind é a favor do Meio Ambiente e é por isso que a compostagem está entre as diversas soluções que a empresa oferece aos seus clientes.
Agora que você já sabe o que é a compostagem e suas técnicas, fale com a Transresind e veja as opções de serviços, os quais são feitos de forma ágil, qualificada e segura.
Deixe um comentário