A Transresind, que se destaca no setor de gestão de resíduos industriais, realizou a renovação do Laudo de Opacidade de Caminhões, um documento embasado na NBR 13037, que deve ser reciclado a cada seis meses. Esta renovação, feita em toda a frota de veículos da Transresind, valida o compromisso da empresa com padrões de qualidade e conformidade e se destaca na responsabilidade ambiental e operacional.
A Transresind realiza a renovação do Laudo por meio do Programa Despoluir do SEST SENAT, que explica que:
“O teste de opacidade mede as saídas de fumaça do veículo de carga, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar, reduzindo os impactos ambientais relacionados à emissão de gases do efeito estufa.”
Entenda o que é o Laudo de Opacidade de Caminhões e o porque da sua importância. Acompanhe com a gente o conteúdo.
O que é o Laudo de Opacidade de Caminhões?
O Laudo de Opacidade de Caminhões, também conhecido como “teste de fumaça” é um documento técnico que certifica os níveis de opacidade da fumaça emitida pelos escapamentos dos veículos movidos a diesel. Esta medida é importante para garantir que os veículos atendam aos padrões regulatórios estabelecidos em relação às emissões de poluentes atmosféricos, tais como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP), os quais podem ser prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
Como é feito o teste de opacidade?
O teste de opacidade é conduzido utilizando um equipamento chamado opacímetro, que avalia a quantidade de luz bloqueada pela fumaça emitida pelo escapamento do veículo.
De acordo com a CETESB:
“O opacímetro é um equipamento eletrônico que permite, por meio de um feixe de luz, avaliar a densidade da fumaça, coletada por meio de uma sonda introduzida no tubo de escapamento, em um compartimento fechado. Com o opacímetro, que faz o teste com o veículo estacionado, pode-se detectar emissões de fumaça preta acima do padrão legal, mesmo que quase invisível a olho nu.”
Durante o teste, o veículo é colocado em marcha lenta e o opacímetro é posicionado a uma distância específica do tubo de escape. Os resultados obtidos são registrados em um laudo técnico que atesta a conformidade do veículo com os padrões de emissões.
Aproveite e leia: Órgãos de controle ambiental e certificações: Garantindo a excelência na gestão de resíduos
Tendo como base os processos realizados pelo Programa Despoluir, as etapas do Laudo são:
- Realização uma inspeção externa do motor e do escapamento do veículo, depois conectará um aparelho chamado de opacímetro ao escapamento e outro conhecido como tacômetro à bateria. Desta forma, é possível saber o quanto o veículo libera de partículas à medida em que acelera. Ele faz a aceleração repetidas vezes e uma sonda existente no opacímetro lança um facho de luz, que passa pela fumaça e assim verifica sua opacidade. É avaliada a quantidade de fumaça emitida por metro e sua tonalidade, calculada de acordo com seu percentual de enegrecimento. Todo o trabalho é desenvolvido com o veículo parado.
- Após aferir a opacidade, o técnico faz um laudo de vistoria tendo como base os padrões estabelecidos, que regulamenta o controle da poluição.
- A vistoria vence em 6 meses, mais precisamente em 180 dias.
- Se o veículo não passar no teste, o responsável é orientado pelo técnico a realizar a manutenção corretiva do veículo.
Por que o Laudo de Opacidade é importante?
De acordo com Programa Despoluir do SEST SENAT, ao realizar o teste de opacidade o gestor da frota obterá parâmetros para avaliar as condições do motor e poderá fazer uma manutenção preventiva, e com isso, alcançar uma maior economia de combustível e aumentar a vida útil do veículo.
O compromisso com a renovação do Laudo de Opacidade de Caminhões pela Transresind, dentro do período exigido pela NBR 13037, reforça os princípios da empresa:
- Compromisso com a sustentabilidade: a Transresind reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao garantir que seus veículos operem dentro dos limites estabelecidos para as emissões de poluentes, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e para a saúde pública.
- Conformidade regulatória: ao renovar o laudo de opacidade, a Transresind demonstra estar em conformidade com as regulamentações ambientais vigentes, o que fortalece sua posição como uma empresa responsável e confiável no mercado de gestão de resíduos industriais.
- Reputação e credibilidade: esta certificação destaca a excelência operacional da Transresind.
Os veículos da Transresind que passam na inspeção recebem o laudo com a certificação e um Selo de Aprovação do Despoluir, que são aplicados no para-brisa, confirmando que atenderam ao requisito mínimo exigido por lei.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor. A Transresind, além de buscar as regulamentações legais dos seus serviços, busca reduzir os impactos ao meio ambiente, e o Laudo de Opacidade dos veículos é um desses exemplos.
Fonte: SETCESP.ORG.BR
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando.
Deixe um comentário