O impacto causado pelos resíduos gerados a partir da Rede Hoteleira, seja ela hotéis, pousadas ou motéis, é muito significante e demanda uma grande atenção por parte dos responsáveis, que devem ainda, levar em conta as normas e leis da região onde está estabelecido o seu negócio.
Esses resíduos geralmente são compostos por embalagens, orgânicos, restos de varrição, poda de galhos, grama, entulhos de reformas, metais e outros, sendo que os resíduos orgânicos chegam a corresponder a até 50% do total dos resíduos gerados.
Para evitar que esse material se transforme em um problema ambiental, é necessária uma boa gestão em todas as etapas da geração dos resíduos. É fundamental, principalmente, que o transporte e destinação final sejam feitos de formas adequadas e com empresas licenciadas pois, caso contrário, os resíduos podem vir a serem depositados em áreas inadequadas, o que configura crime e pode gerar penalidades com multas de valores altíssimos.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Assim como os demais estabelecimentos públicos e privados do país, o gerenciamento de resíduos nesses segmentos deve seguir a Política Nacional de Resíduos Sólidos na elaboração de seu plano de gerenciamento de resíduos. Além da lei federal, os empresários devem ficar atentos às legislações estaduais e municipais às quais estão sujeitos de acordo com a sua localização.
Entretanto, apesar de não haver nenhuma legislação específica sobre o gerenciamento de resíduos para hotéis e motéis, a classificação em cinco estrelas do Ministério do Turismo, por exemplo, requer que qualquer modelo de serviço de hospedagem, em qualquer categoria, mantenha uma estratégia para redução da geração e para o tratamento adequado de resíduos.
+ Aproveite e leia: As soluções para resíduos gerados pelo Setor Alimentício
Para atender a uma demanda cada vez mais exigente e consciente, empresas de diversos segmentos, inclusive hoteleiras, vêm buscando adequar seus procedimentos, incorporando programas de gestão ambiental às estratégias administrativas.
“Dessa forma, o setor hoteleiro deve adotar tecnologias alternativas buscando mitigar os impactos ambientais de suas atividades, como, também, se lançarem em busca da sustentabilidade econômica, social e ecológica” (FELIX; SANTOS, 2013, p. 2188).
Cinzas de caldeiras são um resíduo importante gerado por Hotéis e Motéis
Um dos resíduos que precisamos dar bastante atenção é o de cinzas de caldeiras que é representada pelo material resultante da queima de diferentes tipos de combustíveis. A sobra desse processo resulta em resíduos, que devem ser transportados e destinados corretamente.
Dando atenção a umas das principais etapas, o transporte de resíduos deve ser feito por meio de equipamento adequado, obedecendo às regulamentações pertinentes. Os equipamentos utilizados nos serviços de transporte devem estar em bom estado de conservação, não sendo tolerados vazamentos ou derramamentos de resíduos.
Com a Transresind, os resíduos industriais provenientes do setor hoteleiro e moteleiro tem uma atenção especial, contando com infraestrutura para o armazenamento temporário de resíduos sólidos, coleta e transporte com veículos específicos e licenciados. A Transresind cumpre todas as determinações de segurança, com as certificações ambientais, transportando os resíduos sólidos e líquidos de acordo com as normas vigentes, sendo todas as suas etapas no processo de transporte, gerenciadas e monitoradas. Estamos pronto para atendê-los.
Deixe um comentário