Conheça o ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Conheça o ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

agosto 24, 2022 Nenhum comentário

No dia 28 de agosto, é comemorada a fundação do ICMBIO. A Transresind vai aproveitar a data para explicar a importância da criação do instituto

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, foi criado no dia 28 de agosto de 2007, e é uma autarquia em regime especial vinculada ao  Ministério do Meio Ambiente e integrada ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

ICMBIO

O nome do Instituto homenageia o seringueiro, acreano Chico Mendes, ativista cuja luta ganhou repercussão nacional e internacional pela defesa da biodiversidade amazônica, sendo reconhecido mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e recebendo inúmeros prêmios, sendo um dos mais importantes o “Global 500”, por sua luta em defesa do meio ambiente.

O instituto é responsável por propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação federais, além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção da biodiversidade em todo o Brasil.

ICMBIO

Equipe da ICMBIO em operação de fiscalização

 

Aproveite e leia: A Transresind oferece entre os seus serviços a solidificação de resíduos

Entre as principais competências do ICMBio estão apresentar e editar normas e padrões de gestão de Unidades de Conservação federais; propor a criação, regularização fundiária e gestão das Unidades de Conservação federais; e apoiar a implementação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). O Instituto deve ainda contribuir para a recuperação de áreas degradadas em Unidades de Conservação. Ele fiscaliza e aplica penalidades administrativas ambientais ou compensatórias aos responsáveis pelo não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.

A missão do Instituto Chico Mendes é “proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental”.

Isso se dá por meio da gestão de Unidades de Conservação Federais, da promoção do desenvolvimento socioambiental das comunidades tradicionais naquelas consideradas de uso sustentável, da pesquisa e gestão do conhecimento, da educação ambiental e do fomento ao manejo ecológico.

Compete às Unidades de Conservação federais e aos Centros de Pesquisa e Conservação produzir, por meio da pesquisa científica, do ordenamento e da análise técnica de dados, o conhecimento necessário à conservação da biodiversidade, do patrimônio espeleológico e da sociobiodiversidade associada a povos e comunidades tradicionais.

Para saber mais sobre IMCBIO: portaldabiodiversidade.icmbio.gov.br

E, para entendermos um pouco mais sobre a importância de institutos como o ICMBIO, a Transresind aproveita para falar sobre a Biodiversidade então, siga com a gente na leitura.

O que é Biodiversidade?

 

“O termo biodiversidade – ou diversidade biológica – descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.” Site da WWF.ORG

Ainda segundo o World Wide Fund for Nature, o Brasil é considerado o país da megadiversidade, considerando que aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO é responsável por propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação federais

Ameaças à biodiversidade

 

“A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.”

Entre as ameaças à biodiversidade, está a poluição e o descarte incorreto dos resíduos gerados pelas industrias. Por isso, a Transresind amplia a sua rede de serviços, fazendo a gestão de resíduos industriais e participando de todo o processo com os seus clientes.

Fonte: Wikipédia / WWF / Portal da Biodiversidade

Nesse conteúdo, a Transresind mostrou a importância do Instituto de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO. Nos colocamos à disposição para, desde já, a sua empresa iniciar a gestão de resíduos e se colocar em uma posição de empresa responsável.

Deixe um comentário